COMO DEVEMOS E NÃO DEVEMOS ORAR

Mesmo a oração constituindo-se em algo extremamente simples, que até uma criança pode colocá-la em prática, Jesus nos orienta em Mateus 6:5-7 apresentando-nos alguns erros que devem ser evitados enquanto oramos. Logo após no mesmo texto, Ele nos leva ao caminho contrário, nos mostrando como devemos orar. Vejamos:

COMO NÃO DEVEMOS ORAR

1 – NÃO DEVEMOS COMPARECER DE MASCARAS DIANTE DE DEUS. Mateus 6.5: Quando orarem, não sejam como os hipócritas…

A palavra hipócrita tem origem grega. Na Grécia antiga os atores eram chamados de hipócritas. Eles representavam um papel, fingiam ser outra pessoa. É exatamente isso que o discípulo não deve fazer diante daquele que tudo conhece. Muito pelo contrário devemos apresentar-lhe nosso verdadeiro eu.

2 – NÃO DEVEMOS ACHAR QUE A DEPENDER DA GEOGRAFIA SEREMOS MAIS OUVIDOS POR DEUS. Mateus 6.5: Os religiosos gostam de orar em pé nas sinagogas e nas praças…

William Barclay diz que há um perigo de pensar que Deus está confinado a certos lugares santos e esquecer que toda a Terra é seu templo.

Não é o templo e nem tampouco o monte que nos fará sermos mais ouvidos de Deus. Não é o tipo de lugar, mas o tipo de coração.

3 – NÃO DEVEMOS ORAR COM O OBJETIVO DE OSTENTAR UMA ESPIRITUALIDADE. Mateus 6.5: Os religiosos gostam de orar em pé nas sinagogas e nas praças, com o objetivo de serem vistos pelos homens.

Não há nenhum problema em orar em pé na igreja ou em uma praça. O problema aqui não é o lugar, mas a motivação. O objetivo era SER VISTO, NOTADO, DEMOSNTAR PARA TODOS QUE ERAM ESPIRITUAIS. É a oração sendo utilizada para o prestigio pessoal.

Nós não oramos para sermos vistos pelos homens, nós oramos para sermos vistos por Deus.

4 – NÃO DEVEMOS ORA A DEUS EM FORMATO DE REZA. Mateus 6.7: Não useis de vãs repetições, como os gentios; porque acham que pelo muito falar que serão ouvidos.

Deus não quer ouvir de nós uma oração decorada, ensaiada e aprendida. Deus quer ouvir nosso coração. Deus quer manter conosco um diálogo espontâneo e sincero.

COMO DEVEMOS ORAR

1 – DEVEMOS ORAR NOS ENTREGANDO INTEIRAMENTE A DEUS. Mateus 6.6: Entra no teu quarto, fecha a tua porta…

Na oração fechamos a porta para todas e quaisquer inquietações e nos abrimos unicamente para Deus. A oração deve ser aquele momento de entrega e plena envolvimento com Deus. Todo nosso corpo e alma.

2 – DEVEMOS ORAR COM INTEIRA CONVICÇÃO QUE O DEUS QUE NÃO VEMOS NOS OUVE. Mateus 6.6: …orarás ao teu Pai, que está em secreto…

É por isso que o escritor aos Hebreus afirma: Sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam. Hebreus 11:6

3 – DEVEMOS ORAR COM INTEIRA CERTEZA QUE MESMO NÃO SENDO VISTO POR NINGUÉM, SOMOS VISTO PELO DEUS QUE RECOMPENSA. Mateus 6.6 …e o teu Pai, que te vê em secreto te recompensará.

Segundo Jesus quem hora para ser visto pelos homens já recebeu sua recompensa, mas quem ora para ser visto pelo Deus recompensador pode ter a certeza que ele nos responderá segundo a soberania que opera em amor.

Weslei Pinha


Deixe seu comentário