ANSIEDADE E MATERIALISMO

Talvez pela divisão da Bíblia não só em capítulos, mas também em pequenos títulos (como o que aparece entre os versos 24 e 25 do capítulo 6 de Mateus) perdemos a percepção da LIGAÇÃO entre aquilo que vem antes ou depois de cada discurso e evento. Um exemplo claro é o discurso do Mestre sobre a ansiedade em Mateus 6.25. Uma leitura cuidadosa nos fará facilmente perceber a ligação entre ansiedade e as advertências anteriores.

Mas qual foi o teor do ensino do Mestre nos versos anteriores?

Seis versos antes de começar a tratar diretamente da ansiedade, Jesus ensinou quanto a nossa relação com os bens materiais. Diante disso, podemos concluir a ligação entre a ansiedade e o materialismo.

“Ninguém pode servir a dois senhores; pois odiará a um e amará o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Vocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro”. Mateus 6.24

Somos ansiosos porque transformamos o material em nossa fonte de segurança. Criamos a falsa concepção que o ter nos fará ser. Fizemos do possuir nossa busca por significado e do dinheiro um deus (mamon) a ser adorado.
Nossas reais preocupações não são por aquilo que é essencial a nossa sobrevivência, mas pelo supérfluo. Não tem haver com a nudez, mas com a roupa da moda; Não tem haver com a fome, mas com o cardápio desprovido de caviar; Não tem haver com a saúde, mas com estética; Não tem haver com a ausência de abrigo, mas com os móveis que não combinam.

Diante dos intensos interesses materialistas o coração vive sobrecarregado e cheio de intensas preocupações.
Na tentativa de nos curar do materialismo, nos fazendo pensar no essencial, Jesus nos advertiu a valorizar aquilo que realmente depende nossa existência, a vida e o corpo.

…Não é a vida mais importante do que a comida, e o corpo mais importante do que a roupa? Mateus 6.25

Com essa afirmação Jesus traz cura aos materialistas e paz aos necessitados, afirmando que se Deus é o doador da vida, será ele também o provedor do alimento que a matem. E sendo Ele o Criador do corpo, será Ele também o doador das roupas que o cobrirão.

Paz na alma é igual a Deus na vida, simplicidade e baixas pretensões!

Weslei Pinha


Deixe seu comentário