JEITO DE PASTOR

Não parecer pastor não é uma crise pela qual sofro (até gosto de não parecer), mas pode ser a crise do outro. Preferência pelo estereótipo que é uma concepção baseada em ideias preconcebidas sobre algo ou alguém, sem o seu conhecimento real, geralmente de cunho preconceituoso, sempre foram paradigmas presentes no coração humano, até dos mais santos.

Samuel quase foi traído pela forma. Quando esteve na casa de Jessé para ungir um dos seus filhos rei de Israel, quase derramou o óleo da unção sobre Eliabe. Ao vê-lo exclamou: “Certamente está perante o Senhor o seu ungido” (I Sm. 16.6) A aparência de um legitimo rei o encantou. Mas o Senhor o corrigiu: “Não considere a sua aparência nem sua altura, pois eu o rejeitei. O Senhor não vê como o homem: o homem vê a aparência, mas o Senhor vê o coração”. I Samuel 16.7

O final da história você já sabe, o que menos parecia rei foi o escolhido.

Estereótipo de Filho de Deus era exatamente o que Jesus não tinha. Os fariseus, aqueles que priorizavam a forma e não a essência o acusava de impostor, visto que Jesus não tinha cara e nem jeito de Messias. Séculos antes Isaias já havia previsto que ele viria sem a forma esperada:

“…Ele não tinha qualquer beleza ou majestade que nos atraísse, nada em sua aparência para que o desejássemos”. Isaías 53.2

Davi não tinha cara e jeito de rei, mas tinham um coração real. Jesus não atendia o padrão messiânico esperado, mas foi i é, Filho Unigênito de Deus, a Pedra rejeitada pelos construtores. Diante dessas experiências duas atitudes precisam ser tomadas de ambos os lados:

1) Eliabe parecia ser e não era. Jesus não parecia ser e era. Como diz o ditado: As aparências enganam! Precisamos urgentemente abrir mão do olhar estereotipado que simplesmente desqualificam as pessoas por aquilo que elas não parecem ser aos nossos olhos.

2) É preciso que cada pessoa vítima da tirania da forma faça o mesmo que Davi e Jesus fizeram quando também foram julgados por sua aparência. E o que fizeram? Nada! Não faça nada, porque tentar provar o que você é, para quem acha que você não é, é tolice! Resolva seu coração e seja você mesmo sabendo que melhor do que parecer é ser!

Weslei Pinha


Deixe seu comentário