IGREJA É MAIS NÓS DO QUE EU

Durante muito tempo e ainda hoje ouvimos a afirmação: “Eu sou a Igreja” ou “Você é a igreja”. Não há nada de errado nessas afirmações. Mas o sentido mais pleno, mais completo, mais verdadeiro de Igreja na teologia do Novo Testamento não está no individual, mas no coletivo. Perceba:
1 – A ETIMOLOGIA DA PALAVRA. A palavra grega para igreja é ekklesia. Os gregos tinham uma ekklesia que nada mais era que uma assembleia popular democrática que reunia representantes da sociedade para tratar de assuntos políticos e sociais. Quando Jesus disse: “edificarei a minha igreja” Ele estava dizendo: Assim como os gregos tem sua ekklesia eu também terei a minha. Uma ekklesia, uma assembleia de Deus de pessoas chamadas para a adoração e propagação do evangelho.
Perceba que a palavra Igreja em sua origem não trás consigo a ideia de uma pessoa, mas de várias (Ekklesia/Assembleia). Sendo assim, igreja em seu sentido mais pleno não é individual, mas coletivo, não é singular, mas plural, não é eu, mas nós!
2 – A FORMA QUE OS ESCRITORES DO NOVO TESTAMENTO SE REFEREM À IGREJA. A palavra Igreja aparece mais de 100 vezes no Novo Testamento e em nenhuma delas os autores a cita fazendo referência a uma única pessoa, mas sempre trazendo a ideia de comunidade. Dessa forma, com base tanto na Etimologia como na Teologia, só somos PLENAMENTE Igreja juntos, na Koinonia de Deus, ligados na mesma fé e esperança.
ENTENDER QUE IGREJA É COMUNIDADE TRÁS CONSIGO PELO MENOS 4 VERDADES:
1- É IMPOSSÍVEL SER GENUINAMENTE IGREJA SOZINHO. É estranho para o Novo Testamento um discípulo sem uma comunidade de fé.
2- SER IGREJA NO COLETIVO É MAIS DO QUE ESTAR NOS CULTOS. A palavra grega para comunhão na bíblia é Koinonia que significa compartilhar a vida. Dessa forma Koinonia nos chama para algo mais profundo do que simplesmente estar nas celebrações.
3- SER IGREJA É IMITAR DEUS. Deus é Trino (Pai, Filho e Espírito Santo). Portanto Deus é uma pequena comunidade de três pessoas. E sendo nós formados a sua imagem e semelhança, sua vontade é que vivamos também de forma comunitária.
4 – DEUS SE MANIFESTA MAIS PLENAMENTE NA VIDA COMUNITÁRIA. Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles. Mateus 18.20
Dessa forma, Igreja é mais Nós do que Eu!
Weslei Pinha
Esse é o artigo de número 100 do blog! Viva!!!!!!!!!!!!!!

Deixe seu comentário