QUEM É MEU PRÓXIMO?

LUCAS 10.25-29

E eis que se levantou um certo doutor da lei, tentando-o, e dizendo: Mestre, que farei para herdar a vida eterna? E ele lhe disse: Que está escrito na lei? Como lês? E, respondendo ele, disse: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças, e de todo o teu entendimento, e ao teu próximo como a ti mesmo. E disse-lhe: Respondeste bem; faze isso, e viverás.
Ele, porém, querendo justificar-se a si mesmo, disse a Jesus: E QUEM É O MEU PRÓXIMO?

REFLEXÃO

Perceba que a resposta oferecida pelo mestre da lei diz respeito a Deus e ao próximo “Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração (…) e ao teu próximo como a ti mesmo”. Porém quando questiona Jesus pela segunda vez, ele trata apenas do próximo “E quem é o meu próximo?”.

Certamente ele concentrou suas atenções no próximo, porque a respeito Deus ele já possuia um cabedal informações, contudo sobre o próximo, não sabia muita coisa.

Esse pequeno fragmento de tão rico texto, diz muito sobre nossa fé. Talvez, assim como aquele mestre da lei, sabemos muito sobre Deus e muito pouco sobre o outro. Isso pode revelar o fariseu que vive em nós, intelectuais em relação ao Divino, analfabetos em relação ao humano.

Weslei Pinha


Deixe seu comentário